segunda-feira, 1 de abril de 2013

The Light Between Oceans by M.L. Stedman


Classificação: ✪✪✪

Ponto de partida: O veterano de guerra Tom Sherbourne torna-se faroleiro na esperança que o tempo e isolamento lhe ajudem a sarar as feridas. Ao ser destacado para um posto remoto da Austrália, ponto onde os dois oceanos se juntam, conhece e acaba por casar com Isabel, uma jovem entusiasmada com a vida, e corajosa o suficiente para enfrentar o isolamento de Janus, uma ilha a meio dia de distância do porto mais próximo. 

Dois abortos espontâneos e um nado-morto mais tarde, dá-se um milagre, um barco, com um bebé dá à costa. Um verdadeiro milagre que Tom e Izzy não deixam escapar, adoptando a pequena Lucy como sua. Ao voltar a terra uns anos mais tarde, têm de enfrentar as consequências da decisão tomada.

Expectativa: Alguma. Foi o vencedor do prémio do GoodReads na categoria de Best Historical Fiction, com um tema algo controverso, tinha a ideia de que seria emocionalmente tocante, e que sem dúvida me ia levar às lágrimas.

O que achei: Eu tentei gostar do livro. Tentei mesmo. Queria sentir a dor de Isabel e Hannah, e ser levada pelo rol de emoções que a decisão de Tom e Isabel causou. A verdade é que não senti qualquer ligação com as duas, e fiquei mais irritada com o que isso fez a pequena Lucy e Tom passar do que outra coisa. Aliás, algumas das atitudes de Isabel irritaram-me tanto, que cheguei a desejar-lhe um final menos simpático. Não sei se o livro terá acabado da melhor forma, depois de todo o tumulto durante o livro todo pareceu-me um pouco anticlimático.

Gostei da forma como o autor nos introduziu e explicou o funcionamento do farol e da sua manutenção, e da forma como criou o background das personagens. Achei também realista o comportamento das personagens que levou ao trágico incidente. O livro está bem escrito e bem pensado, mas, com grande pena minha, não deixou marca. 

2 comentários:

  1. E se ainda não estás convencido, o narrador audio é simplesmente o pior que ouvi até hoje. Desisti e voltei ao formato electronico ao fim de 15 minutos.

    ResponderEliminar